Globalização
A Globalização é um fenômeno mundial, desencadeado pelo capitalismo, em que acontece uma aproximação econômica e cultural das diversas nações do planeta. A globalização pode ser classificada como um processo econômico e social, onde os países passam a interagir, realizando transações financeiras e comerciais, abrindo as fronteiras e os mercados internos.
Nesse processo também ocorre a troca de informações culturais, conectando o mundo num só e diminuindo as distâncias entre os diversos países.
Com a globalização, as relações culturais e econômicas mundiais começaram a se influenciar reciprocamente. O processo da globalização teve início no final do século XX, depois da queda do socialismo no Leste Europeu e na União Soviética, marcado pelo fim da Guerra Fria.
Esse processo foi fomentado pela expansão do neoliberalismo, na década de 1970. A globalização favoreceu as indústrias por abrir novos mercados consumidores e por estabelecer uma concorrência saudável na oferta de produtos, o que barateou os preços para o consumidor final. No entanto, o desenvolvimento tecnológico e sua expansão contribuíram para o aumento do desemprego em algumas nações.
Em razão da globalização vários países optaram por participar e criar blocos econômicos que realmente colocassem em prática a integração econômica, como Mercosul, Zona do Euro, Alca, G8, entre outros.
Hoje, a Internet e os meios de comunicação via satélite fortalecem ainda mais o conceito de mundo globalizado.
A globalização é um assunto que se encontra em destaque nos meios de comunicação e, principalmente, nos livros de Geografia. No entanto, muitas análises relacionadas ao tema são pouco esclarecedoras e acabam gerando certa dificuldade de compreensão acerca do assunto.
O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário.