Globalização
2.1 Organizações burocráticas e não burocráticas
As principais diferenças que tangem as organizações burocráticas daquelas que adotam o método de contratação de freelancers estão na forma de como conduzem as relações trabalhistas. Enquanto a primeira trabalha com funcionários efetivos, muitas vezes, insatisfeitos com a relação entre empregador e empregado, a segunda opta por reduzir o número de funcionários efetivos, contratando mão de obra especializada fora dos limites físicos da empresa, quando necessário. Neste caso, o intuito seria reduzir custos, aumentar a produtividade e aprimorar a tecnologia de forma mais ágil.
1.1 o modelo clássico e o novo modelo de gestão
No modelo clássico de gestão, o foco da empresa está na produção e produtividade. No entanto, neste modelo, as organizações não se preocupavam com os aspectos motivacionais, nem com o bem estar do trabalhador, desta forma, não valorizando sua criatividade, haja vista a falta de horizontalidade nas relações entre o empregado e o empregador. Por outro lado, o novo modelo de gestão é constituído por um ambiente com equipes motivadas, envolvidas no trabalho, por sua vez mais criativas, que opinam, sugerem, criticam, e apontam melhorias, proporcionando um ambiente de trabalho mais agradável onde os colaboradores têm mais prazer em trabalhar. No caso de empresas como Google, Facebook e a IBM, o corpo de funcionários efetivos vem sendo minimizado, no entanto, com o avanço da demanda de serviços, estas empresas, passaram a investir na contratação de freelancers, principalmente na área tecnológica.
2 RECURSOS ARGUMENTATIVOS
Os recursos argumentativos apresentados no texto se baseiam em reportagem da Revista Exame, que, apesar de ter reconhecimento público, não é uma revista científica. No entanto, o