Globalização.
PROF.
GLOBALIZAÇÃO
Introdução.
O que é globalização?
A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países, oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo encurtasse as distâncias.
Como surgiu o conceito da globalização?
A humanidade desde o início de sua existência vem evoluindo, passou de uma simples família para tribos, depois foram formadas as cidades-estado, nações e hoje com a interdependência de todos os povos do nosso planeta, chegamos a um fenômeno natural, denominado de "aldeia global".
O conceito globalização surgiu em meados da década de 1980, a qual vem a substituir conceitos como internacionalização e transnacionalização, porém se voltarmos no tempo podemos observar que é uma prática muito antiga.
Iniciada em 1942 por Cristóvão Colombo que inaugurou o comércio entre o Velho e o Novo Mundo até por volta de 1800. Logo após e até o ano 2000, foram as empresas multinacionais que se expandiram em busca de mercados e mão de obra, primeiramente graças a queda dos custos de transporte e depois, por causa da queda dos custos de comunicação.
Os pós e contras da globalização:
A Globalização analisada pelo lado econômico-financeiro teve seu início na década de 80, com a integração a nível mundial das relações econômicas e financeiras, tendo como polo dominante os Estados Unidos. Analisando a Globalização podemos destacar o lado positivo como: o intercambio cultural e comercial entre nações, importante para todos os povos, os riscos reais, entre outros. Agora vamos ver o lado negativo: a Globalização é crescente os povos ficam, a cada dia, mais interdependentes, porém os países desenvolvidos são os maiores beneficiados ficando cada vez mais ricos, enquanto os países em desenvolvimento ficam cada