globalização
A fase atual de expansão do capitalismo é chamada de globalização. Ela é conseqüência do avanço tecnológico, especialmente da modernização dos sistemas de transporte e telecomunicações, que promoveu a aceleração de diversos fluxos: informações, capitais, mercadorias e pessoas.
A palavra globalização nos anos de 1980, inicialmente servia para definir estratégias de expansão para as empresas multinacionais. A partir dos anos 1990 o vocábulo se difundiu pela mídia e passou a fazer parte do dia a dia de empresas, de Estados e instituições multilaterais, de trabalhadores e do cotidiano da população em geral.
O que é globalização
A globalização é a continuidade do longo processo histórico de mundialização capitalista, que vem desde o inicio da expansão marítima européia. Pode-se dizer que a globalização é o nome que se dá à atual fase da mundialização capitalista. Está para o capitalismo informacional como o colonialismo esteve para seu período comercial e o imperialismo para sua etapa industrial e financeiro.
Quando se iniciou o processo de mundialização capitalista, com as Grandes Navegações, no final do século xv, o planeta Terra era composto por vários “mundos” – europeu ocidental, russo, chinês, árabe, asteca, tupi, zulu etc. E, muitas vezes, os habitantes de um “mundo” não sabiam da existência dos de outros. Nessa época começou o processo de integração e interdependência planetária. Ao atingir o atual período informacional, o capitalismo integrou países e regiões do planeta num único sistema, formando o chamado sistema-mundo. Mundo e planeta tornaram-se sinônimos.
A globalização é um fenômeno multidimensional. Apresenta uma faceta econômica, a mais evidente e perceptível, mas também possui outras dimensões: social, cultural, política etc.
Os lugares que formam o espaço geográfico mundial estão conectados a uma rede de fluxos, controlada a partir de poucos centros de poder econômico e político. Entretanto, não são todos os lugares que