Análise de textos do trovadorismo
1-A pastorela apresentada contém quase a totalidade dos elementos estudados. A começar pelos da forma. Percebemos a simetria das estrofes, sendo todas de oito versos. O esquema de rimas também é clássico (ABABACCD, EFEFFGGD, HIHIIJJD, LMLMMEHD). Outro elemento típico das cantigas é a repetição, caráter esse devido à musicalidade necessária, já que os versos eram cantado diante da corte, representada no poema pelo verso “e dizia este cantar”. Já nos aspectos temáticos é uma cantiga de amor por excelência. O eu-lírico está distante da donzela e a observa sem a chance de tê-la. Mostra-se claramente seu vassalo pois suas ações e vontades estão diretamente relacionadas ao bem estar e ao querer da senhora, como no trecho “ca de a nojar non houve sabor”. O eu-írico é também um cavaleiro, que caracteriza também a distância entre ele e sua amada, pois deve partir. Diz no verso “E a pastor parecia mui bem”, elemento essencial na cantiga de amor, enaltece a beleza da senhora. E mostra também o verdadeiro sofrer de não poder amar no verso “dês i chorava mui de corazon”
2 - O trecho de A demanda do Santo Graal resume perfeitamente os ideais cavaleirescos da época. Galaaz é o arquétipo do cavaleiro, que deve sempre manter a defesa da honra.
Podemos construir uma hierarquia dos deveres do cavaleiro, primeiro, e sempre, a Deus e à fé cristã. Ele luta por ela e acredita que não segui-la é o mesmo que a perdição, característica típica da época Galaaz mostra isso na passagem “(...) se fosse a mais formosa que Nosso Senhor tivesse feito(...)”, colocando como criador das coisas do mundo e enaltecendo a Deus. O trecho apresenta também outras evidências dessa devoção, pois em sua fala, Galaaz mostra-se sempre guiado por dogmas cristãos, como a virgindade e a negação do prazer, maneiras de alcançar a elevação e de equiparar-se ao divino. Em sua fala, nota-se claramente que tal dever está tão impregnado em seu ser, que chega a ser impossível que