Trovadorismo
Uma Análise dos Traços da Poesia Trovadoresca em Músicas Atuais por Melissa de Souza Castro
DUQUE DE CAXIAS
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade dar uma breve ideia do que foi o trovadorismo galego-português e analisar os traços desta poesia nas musicas da atualidade.
,
0,
TROVADORISMO
Em meados do século XI, um novo tipo de arte começou a fazer parte da vida das pessoas, não mais pautado apenas pela cultura religiosa e guerreira dominante na época. É a poesia dos trovadores, na qual a arte da palavra e da música, resultam em canções de amor e em cantos de humor e crítica.
O termo “Trovadorismo” surgiu em consequência das atividades dos trovadores, poetas que compunham textos para serem cantados e recitados.
Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros. Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros, são eles: “Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da Vaticana”.
No trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em: Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo).
CANTIGAS DE AMIGO
Enquanto nas Cantigas de Amor o eu-lírico é um homem, nas Cantigas de Amigo é uma mulher (embora os escritores fossem homens). A palavra amigo nestas cantigas tem o significado de namorado.
O tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado (amigo) que está distante. Isso propicia uma cantiga marcada pela ansiedade de ver o amado, ou ao menos saber notícias dele, e a moça interage com a natureza, com a mãe ou com as amigas perguntando por ele. Além disso, os elementos da natureza deixam de ser inanimados dialogando com ela.
Por ser de origem popular, a