GLOBALIZAÇÃO: POSITIVA OU PREJUDICIAL PARA LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Poucas pessoas pensão que a globalização trouxe mais pontos negativos que positivos, como espionagem entre Países, mas pessoas esquecem dos positivos. Primeiramente a comunicação entre países é muito maior o que ajuda a promover uma maior abertura dos Mercados. Num mundo globalizado, culturas se misturam umas nas outras transformando em sociedades compostas de muitos povos de diversas origens, temos um “Mix” de religiões, etnias e opções sexuais– O Brasil é uma prova viva dessa mistura. As pessoas se importam tanto hoje quanto décadas atrás quando o assunto “conservação” o que antes era mais rigoroso, onde pessoas eram proibidas de expressar seus pensamentos e não aproveitam a globalização e vivem trancadas dentro de si mesmas, mesmo assim a liberdade ainda hoje é prejudicada. A liberdade de expressão deveria ser livre, o que não acontece totalmente, pois somos regulados ao extremo com as ditaduras autodenominadas: Política econômica. Não temos liberdade de expressar nossa opiniões. A mídia é a principal vilã, quando se trata de manipular informações ao interagirem com a maioria. Muitos cidadãos trabalham pela internet procurando meios em manifestações para se libertarem dessa “ditadura” e conseguirem sua autonomia de expressão.
Penso que cerca de 95% das pessoas manipuladas pela mídia e trancadas dentro de si mesmas são leigos, com baixo nível de escolaridade e não tem o costume de ler regularmente, os chamados “ignorantes” no popular, isso vem da maioria das vezes do ensino médio onde a educação é mínima onde o indivíduo é manipulado a partir dos primeiros dias de aula em sua vida.
As transformações científicas, políticas, econômicas, culturais e sociais, que ocorrem em nível mundial, exigem o repensar da educação nas escolas, pois os paradigmas que têm dado sustentação às práticas educacionais não têm sido capazes de propiciar um desenvolvimento individual e social, podendo-se verificar o