A influencia da mídia na educação
A intenção é chamar a atenção para a relação e salientar a interdependência dessas instâncias educativas, e a necessária reflexão que essa influência exerce sobre o indivíduo. Indicando ainda que, tais relações podem ser relações de aliados ou adversários, de continuidade ou ruptura.
[...] a televisão, com meio século de presença entre nós, compartilha com a escola e a família o processo educacional. Ela até mesmo leva vantagem em relação aos demais agentes: sua linguagem é mais ágil e está mais integrada ao cotidiano: o tempo de exposição das pessoas à televisão costuma ser maior do que o destinado à escola ou à convivência com os pais (BACCEGA, 2000, p. 95).
Problematização
Como a televisão molda o comportamento e/ou caráter dos futuros cidadãos/adultos e como utilizar essa influência de maneira positiva.
A criança nasce com parte de sua personalidade formada, trazendo traços genéticos que determinam alguns aspectos físicos e comportamentais. Esses porém, não são permanentes por toda a vida e mudam de acordo com o meio em que o individuo vive e as relações que este estabelece com o mundo. Até os seis anos de idade o cérebro encontra-se em formação, diante desse fato comprovado cientificamente, pode-se interferir no processo de construção da personalidade e do caráter do indivíduo. A criança estabelece uma relação com o mundo vivenciando o que está sendo passado através do que escuta, observa e percebe. Cada indivíduo tem sua