Influências da mídia na educação
Desde muitos anos atrás a escola onde trabalho tem sofrido conseqüências relacionadas ao comportamento dos alunos. A cada dia tem se tornado mais agressivos, tanto na relação com o professor, como no relacionamento com próprios amigos de sala ou da escola no geral.
No ano de 2010, a equipe pedagógica, professores e direção do Colégio Estadual Reynaldo Massi iniciou um projeto na intenção de melhorar o comportamento de seus alunos quanto à agressividade, violência e até mesmo a disciplina em sala de aula. A escola atende o Ensino Fundamental e Médio e conta com um grande número de alunos. Neste período eu estava atuando na biblioteca do Colégio.
O primeiro passo foi convocar os pais juntamente com seus filhos para uma palestra no pátio da escola. Essa palestra foi realizada por uma psicóloga que trabalha para o município, por uma pedagoga e pela diretora da escola e teve a participação de jovens seminaristas que estudam no Colégio Santo Agostinho de Nova Londrina. A palestra foi um sucesso. Houve participação dos pais, dos alunos e professores. Os seminaristas levaram violão e cantaram tornando o momento muito agradável.
No momento da palestra, foi apresentado para os pais, todos os problemas que estavam acontecendo na escola, mesmo que toda vez que se ocorria algo mais sério a direção convocava imediatamente os pais ou responsáveis para comparecer na escola, como ainda faz até os dias de hoje. Para os pais não era nenhuma novidade tudo aquilo.
A psicóloga deixou claro o compromisso que os pais têm na educação de seus filhos e tentou colocar alguns motivos que levam as crianças e adolescentes a terem tais comportamentos na escola e na sociedade. Citou como exemplo a mídia, os programas de televisão, a internet, que na verdade estão entrando nos lares cada dia com mais eficácia, tornando-se difícil conviver sem eles.
Não foi difícil explicar que a mídia tem um poder de influência enorme na