Influencia da mídia na educação da criança
BIBLIOGRÁFICO
Estereótipo da criança na família moderna
Bianca
Camila Leite2
Kaionara Talita2
Sabrina Ferreira2
Viviane Ramos2
Resumo
Essa dissertação trata do estudo dos estereótipos no programa televisivo infantil “A Família Dinossauros”, uma série produzida entre os anos de 1991 e 1994 e que foi exibida originalmente nos Estados Unidos pela rede ABC, tratando da rotina, aventuras da família dinossauros Silva Sauro e que mesmo sendo um desenho infantil faz uma crítica bem humorada ao chamado “American way of life” e também uma sátira da sociedade e costumes da classe média dos Estados Unidos e que foi veiculado no Brasil pela Rede Globo de Televisão, especificamente dentro do programa matinal “Xou da Xuxa”, sendo sua primeira exibição no ano de 1992. A série tratava de um período em que os dinossauros dominavam o mundo e os humanos, os homens das cavernas eram vistos como uma espécie inferior. A proposta do trabalho é analisar de uma forma detalhada o estereótipo presente na série de como era a linguagem, imagem, mensagem musical entre outras, mais especialmente do personagem Baby, o terceiro e último filho do casal Sauro que fazia de tudo para ter atenção, passando a imagem de uma criança mimada, de amar excessivamente a mãe e que tinha como hobbies assistir TV e agredir o pai com uma frigideira. Demonstrar a presença do estereótipo no referido programa, bem como suas possíveis influencia na população exposta a ele, em especial na população infantil.
Palavras chave: Imagem, Estereótipo infantil, Conceitos, Percepção.
INTRODUÇÃO
A respeito de algumas ações de crianças menores de cinco anos de idade, conclui-se que essas maneiras estão sendo copiadas de alguma fonte de ensino. Levamos em conta onde a criança está sendo criada, o que está ouvindo e vendo.
Propõe-se que, a fonte de onde vêm essas manias, maneiras ou ações, pode partir dos próprios pais, irmãos, enfim, família. E uma das mais poderosas fontes de aprendizado