A implantação do rádio no brasil corrigido
Um grupo de Empresários Estadunidenses foram os responsáveis pela implantação da Radio no Brasil, em setembro de 1922 instalaram um transmissor no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro. Eles apresentaram o novo meio ao povo brasileiro transmitindo o discurso do então presidente Epitácio Pessoa, por ocasião da inauguração da Exposição do Centenário da Independência do Brasil. Diz-se que o povo não se empolgou muito com aquela primeira transmissão, certamente isso tenha ocorrido devido à precariedade da aparelhagem e pelo fato de as pessoas não estarem familiarizada com a ideia.
Podemos definir o dia 20 de abril de 1923 como a data de instalação da radiodifusão no Brasil, onde Roquette Pinto e Henry Morize dão inicio às transmissões da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, tendo como conteúdo informações de cunho nitidamente educativo. Porém, logo esses objetivos começam a entrar em contradição, pois o rádio na época estava voltado para as classes de elite, que possuíam poder aquisitivo para trazer do exterior os aparelhos receptores. A programação era muito“seleta, tocava-se ópera com discos emprestados pelos próprios ouvintes, recitais de poesia. Concertos, palestras culturais entre outros eventos voltados a alta classe.
Roquette Pinto
Seu sonho de alavancar a Rádio.
Edgar Roquette Pinto (Rio de Janeiro,25 de setembro de 1884 – Rio de Janeiro, 18 de outubro de 1954), foi um médico legista, professor, escritor, antropólogo, etimólogo e ensaísta brasileiro. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e é considerado o pai da radiodifusão no Brasil, estudou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, colando grau em 1905. Logo depois de formado iniciou a série de estudos sobre os sambaquis das costas do Rio Grande do Sul. Foi professor assistente de Antropologia do Museu Nacional (1906). Professor de História na Escola Normal do Distrito Federal (1916) e professor de Fisiologia na Universidade Nacional do Paraguai (1920).