Melhorias de custo-benefício de potência do sinal de redes sem fio, utilizando material reciclado como antena.
Tecnologia em Redes de Computadores.
ANTENA WIRELESS:
Melhorias de custo-benefício de potência do sinal de
redes sem fio, utilizando material reciclado como antena.
Breno Henrique Santana;
Deivisson Eustáquio de Menezes;
Leandro Faria de Oliveira;
Luiz Felipe;
Sandro Tadeu Pereira da Silva;
Willy Ramos;
Belo Horizonte, 2009.
Introdução.
Na atualidade, as redes sem fio são o meio de comunicação que mais cresce no mundo todo. Todo tipo de dispositivo vem migrando para a tecnologia sem fio porque ela proporciona muitas vantagens como custo menor, a facilidade na implantação em ambientes grandes ou pequenos é a mesma e por não demandar uso de cabos, os dispositivos não precisam ficar somente em um único local. Redes de computadores sem fio hoje são tão populares quanto as redes cabeadas. O sinal wireless (sem fio) carrega as mesmas informações que o sinal que trafega via cabo. Uma diferença é a taxa de tráfego: em um cabo UTP (unshielded twisted pair - par trançado não blindado) a taxa é de 100Mbps enquanto a taxa do sinal sem fio é de 54Mbps. Além disso, o sinal wireless tem um grande problema que são as interferências que ele sofre que causam perda no sinal e, consequentemente, perda na informação transmitida.
Uma maneira de se melhorar o sinal sem fio é utilizar antenas que aumentam a potência do sinal. Com isso o sinal que sai da antena e chega o dispositivo tem maior potência e, portanto, não perde a informação que carregava. Combinar melhoria de sinal com baixo custo é um bom negócio e é com esse intuito que desenvolvemos esse projeto de antena wireless feita com materiais recicláveis.
Justificativa.
No mundo de hoje o computador se tornou um elemento fundamental na vida das pessoas. No Brasil, em 2008, 23% das residências possuíam pelo menos um computador (CETIC). Se compararmos com o mesmo período em 2005, apenas 16.91% das residências no Brasil