Ti na armazenagem e distribuição
T.I NA ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS
1
Tema: T.I na Armazenagem e Distribuição de Produtos Armazenagem: conceitos, classificações e sistemas distribuição. Conceitos:
A Logística tem como funções serviço ao cliente, localização, estoque, transporte, distribuição e armazenagem. Neste trabalho serão descritos os aspectos logísticos relacionados somente a esta última atividade logística. A armazenagem é definida como a parte do sistema logístico da empresa que estoca produtos (matérias-primas, peças, produtos semi-acabados e acabados) entre o ponto de partida e o ponto final de consumo e proporcionam informações à diretoria sobre a situação, condição e disposição dos itens estocados.
Para Ballou (1993, pg.155) “os custos de armazenagem são justificáveis, pois eles podem ser compensados com os custos de transporte e de produção. Uma firma pode reduzir seus custos produtivos, uma vez que seus estoques absorvem as flutuações dos níveis de produção. Além disso, os estoques podem reduzir custos de transporte, pois permitem o uso de quantidades maiores e mais econômicas nos lotes de carregamento. A armazenagem também possibilita aumento no nível de serviço ao cliente, uma vez que ao se estocar o produto mais próximo ao cliente, pode – se conseguir entregas mais rápidas”.
Podemos citar como operações de armazenagem: recebimento, posicionamento, estocagem, picking e expedição. De acordo com o instituto IMAM (2000), pode-ser acrescentado outras três funções à armazenagem, são elas: logística de produção, distribuição e serviço ao cliente.
Tecnologia da Informação (TI): conceitos, histórico e ferramentas. Conceitos:
Definimos a TI como a utilização adequada das ferramentas de informática, automação e comunicação juntamente com as técnicas de organização e gestão alinhadas com a estratégia de negócios, objetivando o aumento da competitividade da empresa. A tecnologia custa caro, mas o potencial de redução de