Esterilização de alimentos
O que é esterilização?
Esterilização é o processo de remoção de todos as formas de um objeto ou material através de transferência de calor, aplicações de pressão ou por processo de radiação UV. Resumindo: Trata-se de um processo que compõe as operações unitárias.
Processo de esterilização na indústria de alimentos:
A esterilização depende de vários fatores tais como:
Autoclaves
As autoclaves são constituídas por um corpo de metal resistente à pressão e, sendo o produto aquecido geralmente pelo uso de vapor de água. As autoclaves podem ser fixas ou rotativas, continua ou descontinua e verticais ou horizontais. O método de troca térmica baseia-se na introdução do produto alimentício já acondicionado nas embalagens, no interior da autoclave. A mesma é fechada e inicia-se então o ciclo de aquecimento e esterilização do produto.
A finalidade principal das autoclaves é evitar o desenvolvimento de microrganismo nos alimentos processados e produzindo como consequência, o cozimento do produto e com isso a sua preservação por um período maior de estocagem.
Os produtos são colocados na autoclave já embalados e são aquecidos e resfriados dentro da água com pressão de ar superposta.
Autoclave Rotativa
As autoclaves rotativas contínua, são empregadas para esterilizar frutas, legumes, polpas e produtos de carne. Mediante uso de pelo menos uma câmara de aquecimento e outra de resfriamento.
As autoclaves rotativas proporcionam o movimento contínuo das embalagens com agitação intermitente do produto. Este tipo de autoclave é constituída de pelo menos dos cilindros rotativos acoplados nos quais, o processo térmico e resfriamento são realizados.
Por manter as embalagens em constante agitação, as autoclaves rotativas