1 semestre
As DVA têm uma classificação, para que possa identificar qual foi o agente patológico, se foi um vírus, bactérias entre outros ou alguma substancia química como toxinas, agrotóxicos/venenos. São dividas em infecções, toxinfecções e intoxicações, como doenças causadas por alimentos contaminados.
Segundo CEVS-RS (2013), infecções são causadas pela ingestão de microrganismos patogênicos, denominados invasivos, com capacidade de invadir tecidos. As toxinfecções que são causadas por microrganismos toxigênicos, cujo quadro é provocado por toxinas liberadas quando eles se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal e as intoxicações causadas por ingestão de substâncias químicas nos alimentos, como agrotóxicos, pesticidas, raticidas, metais pesados. Figura 2: Transmissão dos microrganismos ao alimento.
Fonte: UNIFAL-MG, 2013.
3.2. Doenças vinculadas por alimentos – Microrganismos patogênicos
Os microrganismos mais comuns nas doenças vinculadas por alimentos são as Staphylococcus areus, Bacillus cereus, Salmonella sp., Escherichia Coli, entre outras, cada uma entra em uma classificação descrita no subcapítulo anterior. Para um melhor conhecimento, Pereira (2010), descreve os mais comuns, a fonte, os quadros clínicos patológicos e suas características, dividas em suas classificações que comumente aparecem mais. Existem outros não tão comuns, onde a Prefeitura do Estado de São Paulo [2011] elaborou uma tabela com a caracterização de diversas doenças vinculadas por alimentos (ANEXO A).
3.2.1. Toxinfecções alimentares
Staphylococcus aureus, a fonte para a intoxicação pode ser através do cabelo, nariz, boca e mãos e pele de animais. Sua contaminação ocorre ao tocar os alimentos após cozinhar ou alimentos desinfetados, tossir e espirrar sobre os alimentos. Os alimentos mais susceptíveis a esse tipo de agente patológico são os sorvetes, picolés, cremes, tortas, chantili, carne e