Glicose alta
A hiperglicemia (glicemia alta) caracteriza-se pelo elevado nível de glicose no sangue. Os níveis normais de glicose no sangue é de até 99mg/dL pré-prandial (antes de comer) e de até 140mg/dL pós-prandial (depois de comer). Níveis alterados desses valores podem sugerir crises hipo ou hiperglicêmicas, por diversas etiologias (origens).
A glicose é um importante carboidrato para nosso organismo, pois é a partir dela que nosso organismo retira a energia necessária para realizar funções essenciais ao corpo. O que muitas pessoas não sabem é que a glicose em excesso no organismo pode causar vários problemas de saúde, podendo levar a pessoa à morte. Entre os problemas que a alta taxa de glicose pode causar está a diabetes que é a mais comum e não tem cura, além da catarata, pressão alta entre outras.
Os diabéticos que fazem a monitorização da glicose rotineiramente podem detectar aumentos da glicemia, sem, entretanto, apresentar sintomas de hiperglicemia.
Para estes pacientes recomenda-se, sempre que possível, pesquisar o nível da glicose no sangue. Isto pode ser feito preferencialmente nas seguintes ocasiões:
• Em jejum e antes das principais refeições (almoço e jantar);
• Em jejum e duas horas após as principais refeições;
• Até duas horas após as refeições (glicemia pós-prandial).
A glicemia pós-prandial é medida dentro do intervalo de duas horas após as principais refeições. A interpretação de seus resultados poderá ser feita pelo profissional de saúde.
Nos portadores de diabetes ela acontece, de forma geral, pela insuficiência do tratamento medicamentoso para a alimentação e atividades diárias do paciente.
Outras causas podem ser:
• Diabetes mellitus primária, secundária ou outras patologias, como por exemplo, gripes ou infecções em geral;
• Abusos alimentares;
• Carência de exercícios físicos;
• Síndrome metabólica.