Cafe seleto
Um dos jingles mais conhecidos da história da propaganda brasileira voltou a ser executado nas rádios. Quem nasceu a partir dos anos 1970 certamente se lembra dos versos "Na hora de tomar café/ É o Café Seleto/ Que a mamãe prepara/ Com todo carinho". E também se recorda da marca, uma das líderes de mercado há 30 e 40 anos e que, na última década, praticamente desapareceu das prateleiras e da mídia.
O retorno do Café Seleto acontece após marca ter sido comprada em 2012 pelo grupo Foods Alimentos, de Minas Gerais, que atuava até então apenas no atacado e buscava um nome forte para entrar no varejo. Desde o início dos anos 2000, a marca fazia parte do portfólio da multinacional Sara Lee, atual D.E Master Blenders, dona das marcas Pilão e Café do Ponto no Brasil.
No começo deste mês, o jingle do Seleto voltou a ser executado nas rádios de São Paulo, mas em versão atualizada. Numa tentativa de reconquista dos consumidores e adaptação ao século XXI, o verso "Que a mamãe prepara", por exemplo, virou "Que a gente prepara". No início do ano, a marca veiculou no litoral paulista uma propaganda para a TV com a música.
"O ritual de fazer café mudou. Procuramos atualizar a letra com a realidade de hoje, que não tem mais a ver com aquela história de acordar, escovar dentinhos e depois tomar café", explica Tarsila Aleixo, diretora da Spicycomm, a agência que assina a campanha. "Ficamos entre a cruz e a espada: mudar ou não mudar? Mas a mudança acabou sendo sutil", avalia.
O novo Café Seleto é feito com