Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagogicos
Passo 1: Após a leitura do capitulo 14 do livro texto (PLT): “Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos”, elaborar um resumo que deverá ser entregue ao professor para apreciação. Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos Cada vez mais o ambiente físico e os arranjos espaciais existentes nas creches e pré-escolas têm sido apontados como setores que requerem especial atenção e planejamento. A importância da significação que a criança pequena empresta ao ambiente físico que pode lhe provocar medo ou curiosidade, irritabilidade ou calma, atividade ou apatia são temas de claras pesquisas.
No entanto, todo contexto ambiental é um sistema de inter- relações dos vários componentes físicos e humanos que dele participam. Nenhum ambiente é neutro com respeito ao seu impacto sobre o comportamento humano.
Todo ambiente, sem exceção, é um espaço organizado segundo certa concepção educacional que espera determinados resultados. Não basta organizar a sala em “cantinhos”, se nela persistir uma pedagogia centrada nas instruções do professor. Por vezes se vê nas creches e pré- escolas um espaço físico enfeitado por abecedários ou cartazes que tratam de conteúdos mais escolares. Outros ambientes têm na parede figuras da indústria cultural voltada a infância como personagens dos estúdios Disney. Há ainda os que expõem as produções de suas crianças, enquanto alguns representam cenários que estimulam a imaginação infantil. Os ambientes das creches e pré- escolas podem ser considerados como um campo de vivencias e informações.
Funciona esse ambiente como recurso de desenvolvimento e, para isso, ele deve ser planejado pelo educador, parceiro privilegiado de que a criança dispõe. A criança desde cedo reconhece o espaço físico ou atribui-lhe significações, avaliando intenções e valores que pensam ser-lhes próprios.
O que importa verificar não são as qualidades