ATPS Educação Infantil - Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos
Preparar um cenário para o desenvolvimento da aprendizagem requer o adequamento dos conteúdos; para isto tanto as matérias, os professores e o espaço devem estar em sincronia. Em pesquisas de campo realizadas para esta finalidade, foi constatado que o ambiente físico é de suma importância e significação para as crianças inseridas no contexto de ensino.
Desta maneira, adequar o espaço as propostas pedagógicas de forma coerente com o que as instituições propõem é um desafio lançado aos educadores. Moldar este ambiente de forma que os alunos se apropriem destas informações, para uso do aprendizado é uma tarefa a ser pensada, estudada e planejada, pois a montagem do ambiente físico gera e proporciona o bem estar, o aprendizado ou mesmo proporções adversas, caso não alcançarmos a eficácia em sua verdadeira finalidade; ressaltando que o contexto do espaço interfere no comportamento humano de forma positiva ou negativa.
Existem várias formas de se criar um ambiente favorável para o aprendizado, pode-se fazer “cantinhos” em sala de aula ou mesmo em espaços comuns aonde o cenário torna-se de todos, como o pátio por exemplo; cada lugar poderá ser confeccionado de acordo com a proposta de cada educador, pode-se trabalhar com cartazes com fotos de alunos realizando atividades, há também a possibilidade de trabalhar com personagens infantis, abecedários, cores e diversos outros temas que sejam pertinentes ao momento vivenciado pela aquela fase escolar de cada sala de aula.
Atribuindo um planejamento especifico para creches e pré-escolas, pode-se aplicar estímulos visuais, cinéticos (formato, cor, textura), de objetos (blocos, argila) ou mesmo diversificando áreas como o “cantinho da casinha” ou o “cantinho do supermercado”; o que permite a criança interagir com os colegas, a criação de um enredo de brincadeira, o aumento da troca e do aperfeiçoamento da linguagem, assim como a possibilidade de coordenação de suas ações