Atps Luciana 11 11 2014
Unidade ABC
Estênio B. Machado RA: 6814007920
Flavia Dias Maciel RA: 6814007928
Rita de Cassia Trindade RA: 6814004900
Solange Mazzo RA: 6814005101
ATPS
Organização e Metodologia da Educação Infantil
Curso: Pedagogia 4º Semestre
Professora: Luciana Mergulhão
São Bernardo do Campo
11 de Novembro de 2014
Resumo: Capítulo XIV - PLT
A importância dos ambientes no espaço escolar da educação infantil foi bastante contextualizada por vários autores e em diferentes contextos sociais, entrem eles; Decroly, Montessori e Dewey. No qual nortearam a criação dos jardins de infância no final do século XIX e inicio do século XX. No Brasil, a importância dada aos jardins de infância ficou em segundo plano, onde os recursos pedagógicos foram comprometidos, por supressão de investimento e subestimação das praticas pedagógicas desenvolvidas na Europa e América.
Os Autores dos trabalhos de pesquisas sobre o comportamento e desenvolvimento das crianças foram realizados a partir de estudos nas áreas de medicina da biologia e psiquiatria, sendo estas utilizadas em segundo momento na educação. O pano de fundo das pesquisas tinham no ambiente o estudo e adequação dos espaços e na interação das crianças com os educadores, possibilitando desta forma a articulação dos conteúdos de forma adequada para o desenvolvimento das atividades; horários, espaços, objetos e parceiros disponíveis com valorização integral do todos os elementos.
O ambiente físico requer atenção especial e planejamento. Para alguns professores o ambiente tem importância no mobiliário e nos artefatos que o compõe. No entanto, todo contexto ambiental é um sistema de inter-relação dos componentes físicos e humanos.
A intencionalidade na concepção educacional que espera determinados resultados constrói uma identidade pedagógica nos desenvolvimentos das atividades através de uma zona de muitos recursos e possibilidades para a criança; reconhecer objetos, realizar