Mem Rias Do ABC
Unidade ABC
Estênio B. Machado RA: 6814007920
Memorias do abc
Fui alfabetizado aos sete anos de idade através do método tradicional, com uso de cartilha, lousa e giz, em um ambiente autoritário com disciplina hierarquizada. O diretor era ao mesmo tempo, inspetor de alunos e de professores. Quem me alfabetizou foi a Professora Dona Maria José Colares, “Que Deus a tenha” O processo de ensino e aprendizagem se deu através da educação bancaria e direcionada para a ideologia dos quarteis e da nova ordem social, pano de fundo do contexto social da época.
A alfabetização se deu no Grupo Escolar Antônio Bezerra, em fortaleza/CE. Onde as salas eram amplas, lotadas de alunos distribuídos em fileiras e identificados por numero, o meu numero era o (7). A área de lazer era um espaço de chão batido, restrita a prática de educação física e do canto do Hino Nacional.
A liberdade na qual não tive na escola, ela foi compensada pela liberdade concedida de forma plena pelos meus pais, podendo desta forma desenvolver uma visão de mundo a partir do brincar e dos jogos e da interação com amigos e com a minha família.
A minha geração pagou um preço muito alto, não tenho boas lembranças desta época, onde o pensamento divergente e a liberdade foram cerceados, e muitos educadores foram afastados e perseguidos pela ditadura. Interrompendo um período de grandes transformação e mudanças em todas as áreas do conhecimento. Na educação cito Paulo Freire e seu método de uma educação libertadora. No entanto, minhas memorias alimentam uma liberdade compartilhada.