glicogenio
3º Período Educação Física
Matéria: Fisiologia Humana
Professor: Denis D. Damasceno.
Exercício
Questão 1. Fazendo uma correlação com o substrato glicogênio, de qual forma podemos aumentar o tempo de atividade física? As reservas de glicogênio muscular estão intimamente ligadas com o desempenho físico e o tempo de manutenção do esforço, ao passo que a fadiga esta associada à baixa dos níveis desse substrato. Uma forma de aumentar o tempo de atividade seria aumentar os níveis de glicogênio muscular. Uma forma para tal seria uma dieta rica em carboidratos, principalmente nos 3 dias que precedem a atividade, onde deve ser mantida uma dieta com 80% de carboidratos frente ao total energético consumido, priorizando o consumo de carboidratos simples de alto índice glicêmico. O consumo de carboidratos nos primeiros 30 a 120 minutos pós treino elevam o índice de insulina no sangue, que por conseqüência eleva a síntese de glicogênio muscular. Ainda é controversa a eficácia do consumo de proteínas no período pos treino para síntese de glicogênio muscular.
Questão 2. Quais são as fontes energéticas utilizadas em exercícios prolongados. É fato que o glicogênio é a primeira fonte de energia a qual a musculatura recorre, porém, a medida que a atividade se prolonga, suas reservas musculares vão baixando e sua degradação vai diminuindo, vindo a célula muscular recorrer a outras fontes energéticas. A medida que o glicogênio vai sendo menos utilizado a célula muscular obtém energia a partir de triglicerídeos musculares, ácidos graxos livres e glicose.
Questão 3. De qual forma a concentração inicial de glicogênio muscular interfere na atividade física? Conforme estudos feitos pelo grupo do Instituto Karolinska de Estolcomo a concentração inicial de glicogênio muscular interfere diretamente no tempo de manutenção da atividade física à uma determinada potência aeróbica , onde temos: