Giárdia
A Giardia Lamblia, também chamada de Giardia intestinalis ou Giardia duodenale, é um protozoário que parasita os intestinos dos seres humanos, causando diarreia e dor abdominal. A doença causada pela Giardia é chamada de giardíase ou giardiose.
Agente Etiológico
Giardia lamblia, protozoário flagelado que existe sob as formas de cisto e trofozoíto. O cisto é a forma infectante encontrada no ambiente.
Transmissão
A giardíase é transmitida pela via fecal-oral. Qualquer situação em que os cistos de giardia liberados nas fezes alcancem a boca de outras pessoas, causará a contaminação. Alguns exemplos:
- Beber ou banhar-se em águas contaminadas
- Contaminação de alimentos por mãos mal lavadas. O processo de cozimento mata os cistos da Giardia, portanto, este modo de transmissão é mais comum com alimentos crus ou contaminados somente após estarem prontos.
- Creches e instituições de idosos onde há pouca preocupação com higiene.
- Sexo anal.
- Contato com fezes de cães e gatos contaminados.
- Manuseio de solo contaminado sem a devida limpeza posterior das mãos..
Sintomas da giardíase
A maioria das pessoas contaminadas pela Giardia lamblia não apresentarão sintomas. Naqueles que terão sintomas, os mais comuns são:
- Diarreia, normalmente bem líquida, mas por vezes gordurosa, chamada de esteatorreia
- Cólicas abdominais
- Mal-estar
- Flatulência
- Náuseas e vômitos
- Emagrecimento
Febre é um sintoma menos comum e ocorre em menos de 15% dos casos.
Os sintomas descritos acima costumam surgir em aproximadamente 1 a 2 semanas após a contaminação com os cistos de Giardia, durando em média por 2 a 4 semanas. Após uma fase aguda, cerca de 2/3 dos pacientes que tiveram sintomas apresentam melhora espontânea. 1/3, porém, desenvolvem a infecção crônica pela Giardia, mantendo-se infectados e sintomáticos por longos períodos. Na giardíase crônica, os sintomas mais comuns são:
- Fezes pastosas
- Esteatorreia (fezes gordurosas e com forte