Giardia
2- A Giardia é um parasito que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto.
3- Os Trofozoítos possui forma de pêra e são móveis, possuindo quatro pares de flagelos para a sua locomoção (anterior, posterior, ventral e caudal) e são binucleada, dois corpos parabasais, e ainda dois axonemas cada um, essa forma não é resistente ao meio ambiente.
Os Cistos são arredondados, com dois ou quatro núcleos, quatro corpos parabasais, quatro axonemas e com parede celular grossa, imóveis, mas por essas condições, se tornam mais resistentes e com maior potencial patológico
4- É uma carga parasitória resultante ao processo de reprodução binária, aderindo as microvilosidades do intestino delgado, assim impedindo a absorção dos nutrientes, principalmentes as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K
5- O Cisto é ingerido e ao chegar no estomago, passa pelo processo de desenvolvimento, decorrente do PH ácido, e o cisto se transforma em trofozoito ao chegarem no intestino delgado se aderem as microvilosidades, onde ocorre a reprodução dos trofozoitos. Assim, que chegam no intestino grosso, ocorre processo de encistamento, e o trofozoito vira cisto novamente e é liberado nas fezes, podendo chegar ao hospedeiro.
OBS: Quando vai ocorrer o encistamento, o trofozoíto reduz o seu metabolismo e o seu tamanho, fica globoso, perde o disco suctorial e os flagelos e secreta uma parede cística ao seu redor. Dentro do cisto o núcleo se duplica, por isso quando o homem ingere um cisto, infecta-se com dois trofozoítos.
6- A profilaxia se faz pela higiene pessoal e dos alimentos, pelo saneamento básico. E o tratamentos é feito através de antiparasitórios.
7-O diagnóstico é feito por Exame Clínico que são os sinais e sintomas e
Laboratorial que há visualização de cistos ou trofozoítos nas fezes, sendo que para a detecção da