Giardia
Giardia é um protozoário (organismo unicelular) que pode causar infecção intestinal na maioria dos animais domesticados ao redor do mundo e em humanos. Este protozoário pode ser encontrado em duas formas: uma móvel chamada trophozoite, capaz de nadar, que se alimenta e vive no intestino e, uma outra, em forma de cápsula contento dois protozoários, sem mobilidade, que é transmitida nas fezes. O encapsulamento ocorre na passagem do parasita do intestino delgado para o grosso e, estas cápsulas, possibilitam que ele sobreviva por vários meses exposto ao meio ambiente desde que haja umidade suficiente.
Diferentes espécies de Giardia são estruturalmente muito similares e nomes costumavam ser atribuídos de acordo com o hospedeiro. Por exemplo, a Giardia em cachorros era chamada Giardia Canis; em bovinos, Giardia Bovis e assim por diante. Hoje, cientistas acreditam que na verdade apenas uma pequena variedade exista e que, cada uma deles possa infectar mais de um tipo de hospedeiro. Pesquisas estão em andamento para identificar corretamente espécies e suas vítimas potenciais.
PROPAGAÇÃO
As cápsulas, e não os trophozoites, são a forma de propagação deste parasita. Elas se alojam nas fezes e irão infectar um novo animal ou ser humano quando ingeridos através de material fecal, água ou alimento contaminados. Os trophozoites, que por ventura forem expulsos nas fezes sem estarem protegidos por cápsulas, morrerão pouco tempo depois de seu contato com o meio ambiente não representando, assim, fator significativo na transmissão.
Em cidades onde as instalações de tratamento de água não possuem o sistema de filtragem por areia, a Giardia não pode ser removida da água destinada ao consumo.
Uma vez ingeridas, as cápsulas seguem através do trato digestivo até alcançarem o intestino delgado onde, ou se fixam à superfície ou flutuam livremente pelo muco que o reveste. A cápsula então se abre e expele os trophozoites, estes