Departamentalização - estruturas modernas e contemporâneas
1.1 - Departamentalização por Função
Característica principal:
Esta estrutura é agrupada de acordo com as funções dentro da empresa. A principal vantagem é que apresenta especialização nas áreas técnicas, além de melhorar os recursos nessas áreas. A principal desvantagem é que pode ocorrer um descumprimento de prazos e orçamentos, este tipo de departamentalização não tem condições para uma perfeita homogeneidade das demais atividades da empresa.
Esta estrutura visa gerar a departamentalização por meio da função exercida por cada departamento, conforme pode ser observado no exemplo acima. Note que cada departamento está separado de acordo com sua função exercida dentro da empresa, não necessariamente relacionado ao produto final ou à forma como alcançar esse produto final, mas sim nas funções que cada um exerce para o funcionamento da empresa.
Outra grande vantagem deste modelo é poder agrupar pessoas especialistas em determinada função em um único grupo, formando assim uma equipe com uma capacidade técnica muito forte e altamente focada, em contra partida, este modelo de departamentalização inibe a cooperação entre as equipes de diferentes departamentos, bem como a interação com o meio externo como um todo.
1.2 - Departamentalização por Produtos e Serviços
Característica principal:
A empresa é dividida em função de seus produtos e/ou serviços. A grande vantagem é o acompanhamento dos resultados sobre o produto. Mas há desvantagens, pois pode ocorrer duplicidade de tarefas, aumentando os custos.
Esta estrutura é muito utilizada em empresas que trabalham com segmentos diferentes de produtos, onde há a necessidade de haver departamentos específicos voltados para cada produto, como pode ser observado no exemplo acima.
Outro exemplo que podemos citar é a empresa Coca-Cola, que possui uma vasta linha de produtos e certamente existe a necessidade de segmentar esses produtos dentro de