Estrutura e administração de processos
As organizações são tão antigas quanto à história do Homem (Gibson 1981), como também são as idéias sobre como administrá-las (Hampton 1992).
Até o século passado, as pessoas tinham uma visão relativamente limitada do papel que poderiam desempenhar nas organizações, em função de que a sociedade ainda detinha uma situação estática, não havendo nenhuma necessidade maior de novas práticas de comportamento social.
Este quadro mudou drasticamente com o surgimento da Teoria Clássica de Administração, que teve início no começo do século XIX e durou até o inicio do século XX com uma forte influência de forças sociais, econômicas e tecnológicas mais amplas, que contribuíram para a precipitação da transição de uma sociedade agrária para uma sociedade industrial.
Organizações estão entre as instituições mais importantes da sociedade como principal meio para a realização de trabalho produtivo e a criação de valor econômico. Elas são também um importante meio pelo qual as pessoas satisfazem suas necessidades de realização individual e de filiação social, pois é através dela que os valores culturais são perpetuados de geração a geração. (Prof. Sério)
O que é uma organização? São entidades sociais, que são dirigidas por metas, são desenhados como sistemas de atividades deliberadamente estruturados e coordenados e são ligados ao ambiente externo. Evolução da Teoria e da Prática nas Organizações Para entendermos as organizações precisamos considerar algumas premissas:
• As organizações diferem uma das outras.
• Estrutura, pessoal e funcionamento diferem uma das outras mesmo que produzindo produtos e tendo recursos humanos semelhantes atuando num mesmo ambiente geográfico.
• As variáveis fundamentais que compõem uma organização foram objeto de abordagens que procuram solucionar as questões organizacionais:
1) Escola Clássica ou Administração Científica
2) Escola das Relações