GINÁSTICA GERAL
ESCOLAS DE GINÁSTICA EUROPEIAS
CAMPO GRANDE/MS
SETEMBRO - 2013
ESCOLAS DE GINÁSTICA EUROPEIAS
Trabalho apresentado ao Professor Esp. Rubens Silva Arguelho. CREF 2981-G/MS; Disciplina: Ginástica Geral; 1º Semestre - Noturno Curso: Educação Física – Bacharel.
FACSUL – Campo Grande/MS SETEMBRO - 2013
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO p. IV.
2- HISTÓRICO p. V; VI e VII.
3- CRIADORES p. VII; VIII; IX; X e XI.
4-CARACTERISTICAS p. VII; VIII; IX; X e XI.
5-CONCLUSÃO p. XII.
6- BIBLIOGRAFIA p. XIII.
INTRODUÇÃO
A partir de 1800 surgirão na Europa, em diferentes regiões, formas distintas de encarar os exercícios físicos. Essas “formas” receberam o nome de “métodos ginásticos” , (Escolas) e que correspondem as primeiras sistematizações sobre a ginástica nas sociedades burguesas, sendo elas: Escolas alemã, sueca, inglesa, dinamarquesa e francesa. Onde foram as escolas pioneiras que espalhou a ginástica no Brasil e no restante do mundo.
HISTÓRICO DA GINÁSTICA
A história da Ginástica confunde-se com a história do homem. No homem pré-histórico a atividade física tinha papel relevante para sua sobrevivência, expressa principalmente na necessidade vital de atacar e defender-se. O exercício físico de caráter utilitário e sistematizado de forma rudimentar era transmitido através das gerações e fazia parte dos jogos, rituais e festividades. Na Antigüidade clássica ocidental (Grécia e Roma), principalmente no Oriente, os exercícios