Ginástica de Competição
Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
Departamento de Educação Física
CARTILHA GINÁSTICA DE COMPETIÇÃO
Conceito
As Ginásticas de Competição, como o próprio nome sugere, são aquelas que envolvem as modalidades competitivas em eventos como os Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos e, para tanto, seguem regras pré-estabelecidas internacionalmente e recebem premiações como medalhas e valores em quantia.
Elas podem ou não serem executadas em aparelhos fixos ou portáteis, levando em consideração a modalidade realizada.
As modalidades que compõe a Ginástica de Competição de acordo com a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) são:
Ginástica Acrobática
Ginástica Aeróbica
Ginástica Artística
Ginástica Rítmica
Ginástica de Trampolim
GINÁSTICA ACROBÁTICA
Embora Ginástica Acrobática (Esportes Acrobáticos) seja o nome oficial do esporte, ela normalmente é chamada de Acrobacia. Ela requer por parte do ginasta coragem, força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio, além das exigências técnicas de salto. O que se pode identificar em uma apresentação de ginástica acrobática são figuras, lançamentos e diagonais.
Figuras: Movimentos em que um ginasta sustenta o outro formando figuras.
Lançamentos: são realizados saltos
É dividida nas seguintes modalidades:
Masculino: Com dupla ou quarteto
Feminino: Dupla ou trio
Mista: Dupla
Os acrobatas em grupo devem executar três séries. Uma de equilíbrio, uma dinâmica e outra combinada. As séries dinâmicas são mais ativas e com elementos de lançamentos com vôos do parceiro. As séries de equilíbrio valorizam os exercícios estáticos. Em níveis mais altos, a terceira série é uma combinação das duas séries anteriores. Os atletas que competem em equipe precisam desenvolver competências como a cooperação, postura ética, dentre outras, para facilitar o trabalho. Todas as séries são