Ginastica
Nº 8 12º4b1
Professor: Vitor Silva
Introdução
A Ginástica Artística é uma modalidade que remontam já aos primórdios da Humanidade e hoje é praticada em todo o Mundo por milhões de pessoas.
A Humanidade desde sempre se dedicou à prática de ginástica. Os Egípcios que possuíam profissionais que executavam exercícios gímnicos, para animarem as suas festas, e também realizavam este tipo de exercícios como preocupação higiénica, respiratória, corretiva educativa e desportiva.
Desenvolvimento
O dicionário define ginástica como o “ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade”. Assim, é possível dizer que a modalidade existe desde o princípio da humanidade. Mas foi na Grécia que ela passou a ser praticada como atividade desportiva.
Séculos depois, na Europa do Renascimento, surgiram esboços dos movimentos que hoje servem de base para o desporto. Porém, a organização da Ginástica Artística como a conhecemos, com regras e aparelhos específicos, aconteceu em 1811, na Alemanha. O professor Friedrick Ludwig Jahn abriu o primeiro campo de Ginástica de Berlim e propagou a modalidade pela Europa. A popularidade da Ginástica Artística levou à fundação da Federação Europeia de Ginástica (FEG), em 23 de julho de 1881, em Bruxelas, na Bélgica. Em 1921, a FEG agregou países de outros continentes e se transformou na Federação Internacional de Ginástica (FIG). Atualmente, com sede em Moutier, na Suíça, a FIG possui 121 países filiados. A Ginástica Artística é um dos desportos mais tradicionais dos Jogos Olímpicos. Tanto na Era Antiga quanto na Era Moderna das Olimpíadas a modalidade sempre foi prestigiada pelo público. A popularidade levou a FIG a realizar campeonatos mundiais específicos da modalidade, a partir de 1903. Em 1928, a Ginástica Artística, que era restrita aos homens, passou a ter competições femininas. A FIG atualmente é composta por