Arte Visual
TEXTO: POÉTICAS SOBRE ARTE
TEMA 1: Artes Visuais - Fotografia
Perceber as poéticas visuais é viajar pelas obras dos artistas e captar suas marcas pessoais. Neste texto vamos trabalhar com fotografia, compreendida como linguagem de Arte e mergulhar nas poéticas de dois artistas que trabalham com ela.
A fotografia digital, até mesmo em celulares, simplificou as dificuldades técnicas do passado. Por outro lado, cada vez menos parece haver uma preocupação na escolha exata para o “clic”, já que superamos as questões financeiras que limitavam as compras dos filmes com 12, 24 ou 36 poses.
Fotografa-se e depois escolhem-se algumas fotos para guardar ou ate mesmo mostrar na tela do celular e “apagam” as fotos pouco interessantes.
A fotografia é construção simbólica, elaborada, de realidades diversas, com intenções variadas em sua produção e em sua recepção, e que implica um produtor e um leitor inseridos em sua cultura. Ela revela uma realidade aparente (aquilo que mostra) e uma realidade interna (com significações).
Cristiano Marcaro está na listagem dos mais importantes fotógrafos brasileiros. A paisagem urbana parece ser o foco de seus projetos. Cristiano diz que o que mais gosta de fazer é sair flanando pela cidade, indo ao encontro das coisas, atento e sensível aos momentos da vida.
Já Vik Muniz cria ilusões fotográficas. Cria desenhos brincando com a materialidade e os fotografa. Depois, os desenhos são destruídos. A obra é a fotografia, em edições limitadas.
O contato com as poéticas dos dois artistas provoca novas conexões. Ela produz realidade, como construção simbólica. O ser humano por trás da câmera singulariza o seu olhar e nos permite ver através dele.
Arte Educadora