Relatório de Ginástica
EDUCAÇÃO FÍSICA
Competição de Ginástica Arstística
Aracaju
2014
Geovan José dos Santos Sobrinho
Roberta Miranda
Relatório da Competição de Ginástica Artística
Apresentado ao Curso de Educação Física, sob orientação da profº. Robson, como um dos pré-requisitos para avaliação da segunda unidade na disciplina Ginástica Olímpica..
Aracaju
2014
Introdução
Ginástica Artística (Olímpica) compõem uma série de exercícios, utilizados de forma competitiva, em que se utiliza habilidades motoras e físicas inerentes ao ser humano sendo, a força, a agilidade e a elasticidade, o equilíbrio.
A ginástica artística (olímpica) baseia-se na evolução técnica de diversos exercícios físicos. Para os homens, as provas são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobrea mesa, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo (com fundo musical) salto sobre a mesa, paralelas assimétricas, e trave de equilíbrio.
A ginástica iniciou nas olimpíadas em de Berlim(1936) quando foram criadas as categorias masculina e feminina, individual e por equipe. A cada dois anos ocorre o campeonato mundial. Na Ginástica Olímpica Feminina, podem participar desses campeonatos e das Olimpíadas ginastas de 16 anos de idade ou mais.
Objetivo Analisar e compreender o funcionamento de uma competição de ginástica artística, observando suas particularidades, bem como os itens a serem observados e as questões relativas à segurança dos atletas.
Justificativa
Esta atividade tem por justificativa, desenvolver conhecimentos e habilidades, para a utilização da modalidade de ginástica artística, dentro do contexto escolar, adotando esta prática que está inserida na cultura corporal do movimento, como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, nos conteúdos que se referem a educação física.
Segundo Hostal (1982), essa prática coloca o aluno em relação com o seu