GINÁSTICA ARTÍSTICA COMPETITIVA E OS OBJETIVOS DOS TÉCNICOS
Neste estudo pesquisaremos os objetivos dos técnicos de Ginástica Artística no Brasil, podendo assim compreender as práticas realizadas nos ginásios e da pertinência ou não das mesmas. Mas inicialmente conheceremos dois polos fundamentais no processo de ensino aprendizagem.
Diferença entre a ATIVIDADE e o ESPORTE na G.A
ATIVIDADE:tem caráter formativo e a finalidade é desenvolver as habilidades motoras através de movimentos ginásticos.
ESPORTE: tem caráter competitivo e a finalidade é desenvolver as habilidades específicas com alta precisão técnica e que atenda ao grau de exigência do código de pontuação, ou seja, as regras da modalidade.
Assim sendo, o técnico pode assumir diferentes posturas para atender aos respectivos objetivos. Na atividade GA há maior preocupação com o processo de aprendizagem do que com o produto e a perfeição do movimento final; as atividades são realizadas de forma lúdica e espontânea. No esporte GA visa-se o movimento tecnicamente perfeito, ou seja, há ênfase no produto; e o técnico é exigente com o treinamento, com a disciplina, com o comprometimento e o comportamento dos atletas (NUNOMURA, 1998). Podemos dizer que, nos dois tipos de Ginástica, o princípio da prática é o mesmo, porém a abordagem é diferente. Em ambas, o processo de aprendizagem é geralmente dividido em etapas e cada uma delas é executada várias vezes, para poder avançar para o movimento seguinte. A técnica para realizar o exercício é a mesma. Mas, no esporte GA exige-se um movimento perfeito e os mínimos erros ou desvios são inadmissíveis. Na atividade GA espera-se apenas que a criança consiga realizar esse movimento, mesmo que não seja executado da forma ideal e desde que a segurança do praticante esteja considerada.
Perfil dos Treinadores
A grande maioria desses técnicos tem por características serem ex atletas que utilizam métodos de trabalhos vivenciados na sua época de ginasta, trazendo assim consigo uma carga de filosofia,