Gin Stica
Introdução
Neste trabalho vou dar a conhecer a história da ginástica e as suas variantes.
Pretendo ainda mostrar o que é a ginástica acrobática - as regras, os equipamentos, as provas e ainda as figuras possíveis de executar.
Ginástica
Na antiguidade Clássica e ao longo dos séculos, o conceito de ginástica foi aplicado aos exercícios praticados ginásio, como parte integrante do sistema educativo. Estes eram identificados como uma vasta gama de exercícios físicos aptos para desenvolvimento de capacidades como a destreza, a força e a resistência.
Com o fim da primeira era dos Jogos Olímpicos (393 d.C.) a ginástica foi sendo abandonada, voltando a surgir nos séculos XVIII e XIX, tendo persistido como forma de exercícios teatrais.
No início do séc. XIX, Amorós contribuiu largamente para que esta atingisse o estatuto de desporto. Foi nessa altura que surgiram as escolas francesas, sueca, alemã e suíça.
Em 1881 foi criada a Federação Internacional de Ginástica, com vista a supervisionar as competições internacionais. Logo em 1896 a ginástica entrou para o conjunto das modalidades olímpicas.
Para quem a pratica, a ginástica implica um elevado grau de flexibilidade, coordenação motora, dinâmica geral e equilíbrio.
Variantes da ginástica - Modalidades competitivas:
. Ginástica acrobática
. Ginástica aeróbica
. Ginástica artística
. Ginástica geral
. Ginástica rítmica
. Ginástica de trampolim
. Tumbling
Variantes da ginástica - Modalidades não competitivas:
. Contorcionismo
. Hidroginástica
Modalidades Competitivas
Ginástica aeróbica Esta modalidade requer da parte do ginasta um elevado nível de força, flexibilidade, agilidade e coordenação. A ginástica aeróbica pode ser executada em individual feminino e masculino, pares mistos, trios e sextetos. Este pode ter que executar piruetas ou mortais.
Ginástica artística As competições desta modalidade são divididas em duas submodalidades, a WAG (feminina) e MAG (masculina) que têm regras e aparelhos