GIN STICA
DE
EDUCAÇÃO FÍSICA
Escola Estadual Professor Francisco Veras
Professor: Mário
Aluno (a): Aline Cabral Cavalcante
Ano: 3º
Turma: B
Turno: Matutino
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como tema principal a ginástica e suas várias formas de serem praticadas como de forma artística, rítmica, aeróbica, cerebral, laboral, localizada, contorcionista e hidroginástica. Cada uma dessas formas abordará seu surgimento, como é praticada nos dias atuais, algumas características e quais os benefícios a mesma trás para a vida de nós seres humano.
GINÁSTICA
A prática da ginástica foi se desenvolvendo a partir dos exercícios físicos que eram feitos pelos soldados gregos, até se tornar uma das modalidades mais requisitadas nas academias, para atendimento de adultos que querem melhorar o tônus muscular nas regiões abdominais, parte posterior de membros superiores e também coxa e glúteos. É a arte de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos e aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc. Um esporte que envolve uma série de movimentos que exigem força, flexibilidade e coordenação motora.
GINÁSTICA ARTÍSTICA
A ginástica artística, também conhecida no Brasil como ginástica olímpica, é uma das modalidades da ginástica. Por definição, de acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra vem do grego gymnastiké e significa - "A Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos são aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc." Historicamente, enquanto forma de prática física, a ginástica surgiu na Pré-História. Contudo, veio a se tornar uma modalidade esportiva apenas em 1881, em escolas alemãs tipicamente masculinas. Desse modo, a ginástica artística sagrou-se