Gin stica
Da Grécia Antiga aos dias atuais
Você já percebeu o quanto a palavra ginástica está presente em nossas vidas? Quem já não ouviu pessoas dizendo: - “Faço ginástica todos os dias ao ir trabalhar”, em alusão aos esforços físicos demandados no trajeto casa-trabalho, ou, então, quando a sua mãe faz faxina e diz: - “Limpar essa casa é uma ginástica e tanto”. Ou aqueles que, após retornar do médico com a indicação de fazer caminhada falam: “Vou à minha ginástica”. Há também quem diga: - “Para poupar um pouco por mês preciso fazer a maior ginástica”. Pense nisso, e anote na tabela abaixo ou converse com seu professor e colegas sobre algumas expressões com a palavra ginástica que você já ouviu e quais seus significados.
Expressões
Significado
Você deve ter notado quantas são as expressões possíveis que incluem a palavra ginástica e quão variáveis são seus significados. Você sabia que, mesmo em sites de busca, muitas vezes, a ginástica está relacionada às atividades que envolvem aos esforços físicos?
É comum, de início, quando se procura estudar a origem da ginástica, encontrar a associação das ações de ataque e defesa para a sobrevivência do homem pré-histórico com ela. No entanto, vamos estudar, ao longo desse texto, que esta associação é equivocada. Quando de fato surge a ginástica? O que é? Quais seus objetivos? E quem são seus precursores? É o que trataremos a seguir.
Para início de conversa, observe as imagens a seguir:
Você faz ideia do que elas têm em comum com a ginástica? Ao analisar a imagem, vemos que se trata de gregos que estão nus. Mas por que isso?
A Grécia Antiga traz como um de seus marcos o culto à beleza e ao corpo masculino. Era muito comum nas reuniões gregas a presença da música, filosofia e ginástica. Ginástica? Isso mesmo! A ginástica, naquele período, envolvia várias práticas corporais como lutas e danças destinadas aos cidadãos gregos que as praticavam nus.
Não é à toa que a palavra ginástica se deriva do grego