Gincana
Campus Nova Andradina
GINCANA – GRUPO 1
FERNAND BRAUDEL - 1. LONGA DURAÇÃO
PERGUNTAS E RESPOSTAS:
1) Quando Braudel afirma que a história não está só e que foram construídos vários instrumentos de conhecimento e de investigação, ele cita alguns modelos mais ou menos aperfeiçoados e às vezes ainda artesanais. O que são esses modelos?
Os modelos são apenas hipóteses, sistemas de explicação solidamente interligados. Uma determinada realidade só aparece acompanhada de outra e entre ambas manifestam-se relações estreitas e constantes. O modelo, estabelecido com sumo cuidado, permitirá determinar, além disso, o meio social observado – a partir do qual foi criado..
2) Qual é a diferença para Braudel de tempo do historiador e tempo do sociólogo?
Tempo do Historiador – proporciona uma análise profunda dentro daquilo que Braudel chama de história inconsciente que ultrapassa a simples superficialidade dos eventos. Tempo de Sociólogo – já estaria voltado apenas para análise particular, não dando ênfase ao todo histórico.
3) O que foi Escola de Annales?
Liderada por Marc Block e Luciem Fevre, ela renovou e ampliou o quadro das pesquisas históricas ao abrir o campo para o estudo de atividades humanas, até então, pouco investigadas, rompendo com a compartimentação das ciências sociais (História, Sociologia, Psicologia, Economia, Geografia, Humanas, etc). Seus historiadores foram os pioneiros na abordagem do estudo de estruturas histórias de longa duração.
4) O que Braudel acrescentou com suas pesquisas históricas em Les Annales em relação ao privilégio dado aos aspectos econômicos e demográficos na história de então?
Valorizou o qualitativo e não quantitativo. Ele percebeu as profundas e constantes conexões entre o tempo e o espaço, história e geografia. A característica principal e fundamental foi a concepção de tempo estrutural.
5) Qual proposta Braudel incorporou nos seus estudos de estrutura histórica?
O conceito