gincana
Gincana é um tipo de competição de forma recreativa que tem o objetivo de colocar as habilidades físicas ou mentais dos membros de duas ou mais equipes em prova. É uma atividade competitiva e de obstáculos. Os obstáculos podem ser através de desafios, enigmas ou tarefas.
Assim como algumas brincadeiras acabam se transformando em esporte, algumas gincanas tiveram o mesmo fim. Quando se transforma em esporte como a corrida Orientada, Rally de automóvel deixam de ser gincanas, pois perdem o espírito recreativo, permanecendo apenas o competitivo.
Além da busca de diversão, do lúdico, os organizadores de uma gincana podem ter alguns outros objetivos com ela, como, objetivos educacionais, objetivos de integração dos participantes, objetivos de divulgar as entidades que promovem essa gincana, objetivos beneficentes e outros. Uma das principais preocupações de um animador em uma gincana é não perder-se dos objetivos.
Tipos de Gincanas
Esportivas: para demonstrar habilidades esportivas e atléticas.
Culturais: os alunos terão de provar o seu conhecimento sobre esportes ou assuntos gerais.
Artísticas: as equipes terão de demonstrar sua desenvoltura e criatividade. A apresentação é livre e o júri escolherá a melhor.
Cada prova terá uma pontuação distinta. É interessante dar pontos para todas as equipes, de acordo com a classificação. Assim, as que não estiverem bem classificadas não perderão o estímulo e a disputa se tornará mais acirrada. Como Organizar uma Gincana
Antes de iniciar as atividades da gincana, é importante que se faça um projeto e, a partir desse, seja escrito o regulamento da gincana.
Depois devem ser estabelecidos o tempo e o espaço. O tempo pode variar de algumas horas para atividades puramente teóricas até, alguns dias, para atividades práticas. O ideal é fazer provas mistas, ou seja, teóricas e práticas. Quanto ao espaço, o ideal é delimitar o espaço referente à escola. Com exceção de trazer algum objeto de casa ou