Gincana
Prof ª Simone Cecatto
Gabriel Guimarães Nº 13
Vinícius Gabriel Nº 38
3º A
Guaratinguetá 2015
Introdução
Ao longo deste trabalho falaremos sobre a
O que são gincanas?
Gincanas são atividades com caráter lúdico predominante e onde há sempre a buscada vitória. Assim, são consideradas um tipo de jogo. Portanto, como todo jogo, possuem algumas características:- Podem ser atividades físicas e/ou mentais;- Seu final é sempre previsto;- Sempre têm regras (simples ou complexas).Por outro lado, diferenciam-se outros jogos quaisquer pelas suas características específicas:- Têm sequência de várias tarefas ou provas interligadas (normalmente com pontos acumulativos);- Nelas são levadas em conta não só a habilidade como também a rapidez com que os participantes cumprem as tarefas predeterminadas.Além de busca de diversão, do lúdico, os organizadores de uma gincana podem ter alguns outros objetivos com ela, como, por exemplo, objetivos educacionais, objetivos de integração dos participantes, objetivos de divulgar as entidades que promovem essa gincana, objetivos beneficentes eoutros.Uma das principais preocupações de um animador em uma gincana é não perder-se dos objetivos. Assim sendo, as gincanas devem ser plenamente controladas e dominadas pelo animador.
Tipos de gincanas
Os principais tipos de gincana existentes são:
GINCANA DE SOLICITAÇÔES: Também conhecida como “Quero·-quero”, é composta por tarefas em que o recreacionista pede coisas difíceis de serem obtidas e os participantes deverão trazer em um determinado prazo de tempo.
GINCANA CULTURAL: É aquela em que as tarefas constam de perguntas e respostas e outras atividades de conhecimentos gerais, que deverão ser decifradas ou respondidas pelos participantes, sempre dentro de um prazo de tempo determinado previamente. É uma gincana de caráter intelectual.
GINCANA MUSICAL: Não deixa de ser uma gincana cultural. As provas versarão sobre conhecimentos que os participantes deverão