Perícia Contábil
A Perícia é concebida para examinar as coisas e os fatos, reportando sua autenticidade e opinando sobre as causas, essências e efeitos da matéria examinada. Pode haver em qualquer área, sempre onde existir a controvérsia ou a pendência, inclusive em algumas situações empíricas.
Perícia Contábil – Conceito
É uma ramificação da Contabilidade, utiliza-se das mesmas técnicas empregadas por essa ciência de forma genérica.
É uma modalidade superior da profissão contábil, que fornece informações sobre o patrimônio das entidades físicas e jurídicas
Perícia Contábil – Objetivos
Esclarecimento e a eliminação das dúvidas suscitadas sobre o objeto.
Formulação de uma opinião ou juízo técnico.
Mensuração, análise e a avaliação ou o arbitramento sobre o “ quatum” monetário do objeto.
Trazer à luz o que está oculto por inexatidão, erro, inverdade, má-fé, astúcia ou fraude.
Necessidades de Fazer Perícia Contábil:
Irregularidades Administrativas
Irregularidades Contábeis
2) Irregularidades Contábeis:
Generalidades: A organização contábil e suas respectivas escritas devem assegurar e confirmar a regularidade administrativa. Entretanto, falha administrativa, por sua vez, pode ser causa de irregularidades contábeis.
Imperfeições técnicas: A organização do trabalho de contabilidade obedece a planos previamente elaborados e sua execução é guiada por normas e leis predeterminadas.
Principais imperfeições técnicas: desordem na escrituração, confusão e atraso; ausência de evidências (peças justificativas); Falta de balancetes e conferências; e Frequência exagerada de estornos.
Negligência profissional: Quando percebido certos níveis de negligências, ou seja, descuidos por parte dos profissionais responsáveis pela contabilidade da empresa.
Erros técnicos de escrituração: A primeira distinção a fazer é a do erro substancial ou formal. Por definição, substancial é o que se refere à essência. Erro de forma é a representação