trabalho de etica
História da Lógica – Envolvendo os Pensamentos de Aristoteles
Matéria: Lógica
Professor: Kellen Salomão Cavalcante
Anápolis - 23Abril de 2014
História da Lógica – Envolvendo os Pensamentos de Aristoteles
Trabalho apresentado segundo as normas da ABNT contendo capa, contra capa, desenvolvimento e referencial bibliográfico sobre a orientação da professora Kellen Salomão Cavalcante.
Anápolis, 23 Abril de 2014
História da Lógica
O mais contínuo e antigo trabalho abordando a Lógica é de Aristóteles. Em contraste com outras tradições, a Lógica Aristotélica tornou-se amplamente aceita na Ciência e na Matemática. Em última análise, dando origem basilar e formalmente, aos sistemas sofisticados da Lógica Moderna.
Durante o período medieval, grandes esforços (por vezes, forçosos), foram feitos para mostrar que as idéias de Aristóteles eram compatíveis com a fé cristã. Durante o período, na Baixa Idade Média, a lógica se tornou o foco principal dos filósofos, que seria o de participar de análises lógicas críticas dos argumentos filosóficos.
A lógica silogística, desenvolvida por Aristóteles, predominou até meados do século XIX, quando o interesse nos fundamentos da matemática estimulou o desenvolvimento da lógica simbólica (agora chamada de lógica matemática). Em 1854, George Boole publicou: “An Investigation of the Laws of Thought on Which are Founded the Mathematical Theories of Logic and Probabilities”, introduzindo a lógica simbólica e os princípios do que é hoje conhecido por lógica booleana.
Elementos da Lógica
Aristóteles propôs a primeira classificação geral dos conhecimentos ou das ciências dividindo-as em três tipos: teoréticas, práticas e produtivas. Todos os saberes referentes a todos os seres, todas as ações e produções humanas encontravam-se distribuídos nessa classificação que ia da ciência mais alta – a