Fundamentos Basquete
Quando utilizado de forma perfeita do ponto de vista técnico, na situação certa, garante o êxito individual e da equipe.
A variação do ritmo de batidas no solo, a alternância do trabalho de mãos, as partidas rápidas e paradas bruscas e, em especial o hábito de não olhar a bola ou o solo durante o drible, são recomendações que devem ser feitas com muita insistência ao aluno iniciante.
Um dos mais importantes elementos do drible é a mudança de mão que pode ser realizada à frente ou atrás do corpo, por entre as pernas e quando associada a mudança de direção, possibilita se desvencilhar do adversário.
A técnica de execução do drible consiste na inclinação do tronco a frente, pernas afastadas e semi-flexionadas, com a perna contrária a mão que executa o drible ligeiramente a frente; cabeça sempre erguida para que o jogador tenha total visão da quadra; braço contrário ao do drible semi-flexionado a frente do corpo, mãos descontraídas, dedos separados, com a bola sendo driblada ao lado e à frente do corpo, empurrando-a de encontro ao solo, através de um movimento de flexão do punho, de modo que o movimento se inicie da altura da cintura para baixo.
Durante a realização de uma partida de basquetebol, podem ser identificados alguns tipos de dribles:
Em Progressão Normal ; Em Velocidade ; Com Proteção ; Com Mudança de Direção ; Com Giro.
O emprego do drible pode acontecer em várias ocasiões:
1- Progressão livre para a cesta ; 2- Cortes individuais com oposição do defensor ; 3- Quando não há nenhuma possibilidade favorável de passes ; 4- Para