fundamentos do basquete
O basquete é muito conhecido no Brasil. Saber quais são seus fundamentos é importante para saber praticar o esporte corretamente.
O basquete, também chamado de basquetebol, é um esporte que se originou no Canadá, Estados Unidos. No Brasil, várias pessoas se dedicam a esse esporte, o qual é ensinado nas escolas desde o ensino fundamental I.
Para jogar basquete não tem nenhum segredo, é necessário apenas estar atento quanto as regras do jogo. O basquetebol é jogado por duas equipes, cada uma composta por 5 jogadores, que tem o objetivo de passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra. Desde 1936 o basquete é um esporte olímpico.
História do basquete
O basquete surgiu em 1891, criado pelo professor de educação física canadense James Naismith, do Springfield College, em Massachusetts, Estados Unidos.
O professor criou esse esporte devido a uma necessidade americana, era necessário ter um esporte que pudesse ser praticado durante os meses de inverno, o qual deveria ser executado em um local fechado, pois como o inverno costumava ser muito rigoroso, outros esportes como futebol americano e beisebol não podiam ser praticados.
Logo de início, James descartou a possibilidade de um esporte que utilizasse os pés ou que tivesse muito contato físico, o que tornaria o esporte violento devido as características de um ginásio, local fechado e com piso de madeira. Foi aí que surgiu o basquete, que é praticado com as mãos e sem muito contato com o adversário.
Principais fundamentos do basquete
Passe
Passe de peito
O passe de peito é aquele em que o jogador traz a bola junto ao peito, com o peso do corpo na perna coordenando o movimento dos braços com o pulso. A bola é mantida sempre à frente do corpo, devendo ser lançada com as mãos na direção do movimento.
Passe picado
O passe picado é muito parecido com o passe de peito, só que a bola