Fundamentos do basquete
Empunhadura geral É feita com os dedos e a parte calosa das mãos, polegares um de frente para o outro nas laterais da bola. Não é correto segurar a bola com as palmas da mão. Os dedos devem estar afastados, sendo que os polegares devem estar apontados para frente e para cima. Os cotovelos devem estar posicionados naturalmente ao longo do tronco (sem abertura excessiva).
Manejo de corpo São movimentos corporais utilizados no basquete que visam facilitar a aprendizagem dos fundamentos com a bola. Esses movimentos incluem: mudança de direção, mudança de ritmo e parada brusca.
Corridas: De frente, de costas, deslocamento lateral, em zig-zag, perseguições.
Saltos: Com um pé, com os dois pés, após um deslocamento.
Paradas: Em um tempo e em dois tempos.
Finta. Giros: Para frente e para trás. Combinar os elementos.
Manejo de Bola
Tem como objetivo trabalhar as habilidades motoras de controlar a bola, no caso do basquete com as mãos. Possibilitando ao aluno diversas possibilidades de experimentação com bola como: rolar, quicar, trocar de mão e movimentá-la em relação as partes do corpo.
Drible alto Usa-se drible alto, com o intuito de se locomover com maior velocidade, na quadra, podendo desta forma desenvolver a corrida associada ao drible sem cometer a violação do andar. Usam-se principalmente quando um adversário não está exercendo uma marcação próxima ou quando um