redução da maioridade penal
REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
Lauro de Freitas
2014
ISAQUE SANTOS DA SILVA
REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade Maurício de Nassau como requisito para elaboração da monografia de conclusão de curso de Direito.
Orientador:
Lauro de Freitas
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 PROBLEMA
3 HIPÓTESE
4 OBJETIVOS
5 OBJETIVO GERAL
6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
7 METODOLOGIA
8 REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
A sociedade brasileira está mais refém da criminalidade, de forma que é cada vez mais comum a mídia divulgar atrocidades cometidas por criminosos. Nesse sentido, verifica-se o aumento de crimes com crescente participação direta ou indireta de menores de 18 anos de idade, tanto infrações de menor potencial ofencivo como os crimes considerados hediondo.
Por conseguinte, voltou a ser assunto no mundo jurídico e na sociedade a discussão acerca da redução da maioridade penal.
Devido a todo o acesso as informações não tem como considerar que o jovem desse novo milenio seja ingenuo como do século passado. O constituinte utilizou o sistema etário ou biológico para definir que a maioridade penal se da aos 18 anos de idade, estanto elencado no nosso ordenamento no artigo 27 do código penal; artigo 228 da magna carta de 1988; artigo 104 do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA.
Focado nessa visão, eclodiu novamente a discução se seria conveniente a redução da maioridade penal, tendo em vista que as sanções de cunho penal aplicada ao menor infrator são indubitavelmente amenas.
Assim, esse estudo discutirá a necessidade da diminuição da maioridade penal amparada pelas garantias prevista na Constituição Federal.
2. PROBLEMA