Ginastica
A Educação Física está integrada à proposta pedagógica escolar brasileira desde o século XIX, segundo Oliveira (1987), o descobrimento do valor humano, da sua individualidade e a formação integral do ser humano marca o início da História da Educação Física. Os termos Educação Física e Ginástica se confundiam, pois historicamente a Ginástica era conhecida como atividade física praticada por meio de jogos populares, danças folclóricas e outras manifestações populares, a partir do século XX essa prática passou a ser denominada de Educação Física em razão da necessidade de legalizar a atividade no âmbito escolar.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Este capítulo tem como objetivo explicar a importância da disciplina para o futuro profissional atuando na licenciatura e/ou bacharelado. Para que isso ocorra, serão apresentados, resumidamente, fatos históricos que marcaram a trajetória da Educação Física no Brasil. Vamos dividir em quatro tópicos para melhor compreensão:
1º- No final do século XIX a Ginástica foi inserida no currículo escolar brasileiro influenciada pelos Métodos Europeus, no início do século XX até os anos 60, foi adotado o Método Frances de Ginástica em todas as escolas e seus objetivos eram: corpos saudáveis para o trabalho, preparação militar, formação de talentos esportivos e a promoção da saúde. Aqui o movimento busca eficiência mecânica (estudo da biomecânica).
2º- No final de 1970 e início de 1980 difundiu-se o Método Desportivo Generalizado conhecido como “Ciências do Esporte”, abrindo questionamentos sobre as habilidades infantis e a psicomotricidade. Nessa fase a visão era de que a Educação Física era “responsável pela melhoria dos parâmetros fisiológicos e das capacidades físicas” (Neira, 2007 p. 04), podemos lembrar que nesse período a procura pelas academias se tornou uma febre entre a população brasileira.
3º- No final do século XX vários autores apóiam como objetivo da Educação Física a aprendizagem das