Instrumentação/rotâmetro
Rotâmetro, ou mais correctamente medidor de vazão de área variável, é um dispositivo utilizado para medir a vazão de um líquido ou gás num tubo e pertence à classe de medidores de área variável. Estes dispositivos medem o caudal de um fluido fazendo-o passar por um tubo de secção variável. * |
Introdução
O medidor de vazão de área variável é, em geral, constituído por um tubo transparente com escala onde um flutuador (ou bóia) move-se livremente. O equilíbrio é atingido quando a diferença de pressão e impulsão do fluido compensam a força gravitacional.
À medida que o caudal do fluido aumenta, maior área (entre o corpo flutuante e as paredes do tubo) é necessária para suportar o caudal, fazendo com que o corpo flutuante seja empurrado para cima. Os flutuadores utilizados podem ter diversos formatos, sendo que as esferas e os elipsóides são os mais comuns. O flutuador possui também um formato que lhe permite rodar à volta do seu eixo vertical à medida que o fluido atravessa o tubo, permitindo verificar se este encontra-se preso, uma vez que apenas pode rodar estando livre.
O “corpo flutuante” ou "flutuador" deve ter uma densidade superior à do fluido, caso contrário seria levado (flutuaria) para a parte superior do tubo assim que o fluido começasse a circular.
Vantagens * Um medidor de vazão de área variável não requer qualquer alimentação externa, uma vez que utiliza as propriedades do fluido, em conjunto com a gravidade, para medir o caudal. * Um medidor de vazão de área variável é um dispositivo de construção simples, que pode ser fabricado em grandes quantidades a partir de materias de baixo custo.
Desvantagens
* Por depender da força da gravidade, um medidor de vazão de área variável deve sempre estar orientado verticalmente, com o fluido a circular no sentido ascendente. * Por depender das propriedades do fluido, a escala de um dado medidor de vazão de área variável tem precisão apenas para uma dada substância. Das