Ginastica
No primeiro capítulo, disserto sobre a Ginástica Laboral, falando sobre sua origem, sobre seus principais conceitos e objetivos, além da necessidade de se implantar um programa de Ginástica Laboral e os benefícios desencadeados à partir da implantação desse programa. Abordo também os principais fatores de risco que causam prejuízos à saúde dos trabalhadores, como o estresse ocupacional, o sedentarismo e as posturas inadequadas e suas conseqüências.
No segundo capítulo, relaciono o trabalho e a sua importância na sociedade capitalista e como ele interfere na vida dos sujeitos, muitas vezes de uma forma opressora, causando uma padronização dos comportamentos e deixando de lado cada vez mais a liberdade de expressão dos sujeitos. Para uma melhor interferência desta Ginástica Laboral na vida dos sujeitos, é necessária a valorização da auto-imagem. Nas considerações finais o que trazemos são algumas reflexões que tem por finalidade contribuir com futuras pesquisas acadêmicas na área para a expansão da discussão sobre o tema e principalmente para a construção de programas de Ginástica Laboral voltados para os trabalhadores da nossa região.
2. GINÁSTICA LABORAL COMPENSATÓRIA ALIADA AO MÉTODO PILATES
Desta forma, o enfoque do trabalho se dará na aplicação da Ginástica Laboral Compensatória aliada ao Método Pilates, visando amenizar os males relacionados às posturas inadequadas que acarretam o enfraquecimento das musculaturas importantes para a manutenção da postura corpórea. A aplicação do projeto tem como objetivo realizar estas atividades com os trabalhadores da referida empresa, os quais mantêm uma jornada laboral estafante de 8 a 12 horas ininterruptas, realizando rotação de tronco inadequadas, flexões, hiperextensão da coluna vertebral, agachamentos, transporte de pesos, e outros movimentos igualmente lesivos, que são executados no