O sistema cardiovascular
Desta foram o sistema cardiovascular envolve tanto o sistema sangüíneo quanto o sistema linfático.
O sangüíneo apresenta três componentes principais: o sangue, o coração e os vasos sangüíneos.
Sangue – formado por uma fração líquida, o plasma, e diversos tipos de células, hemácias, glóbulos brancos e plaquetas. É chamado de arterial, após hematose nos alvéolos pulmonares (sangue rico em oxigênio), e venoso, quando transporta gás carbônico.
Coração – órgão oco muscular responsável pelo bombeamento do sangue. Pode ser formado por duas, três ou quatro cavidades (os átrios e os ventrículos).
Exemplos:
Peixes → um átrio e um ventrículo;
Anfíbios → dois átrios e um ventrículo;
Répteis → dois átrios e dois ventrículos incompletamente separados;
Aves e mamíferos → dois átrios e dois ventrículos completamente separados.
Vasos sangüíneos - órgãos tubulares que se ramificam pelo corpo. Em conseqüência das diferentes dimensões (calibre) são classificados em: Artérias, arteríola, vênulas, veias e capilares.
O linfático possui três funções: imunitária, na produção de células de defesa (linfócitos, monócitos e plasmócitos na síntese de anticorpos); drenagem dos fluidos em excesso nos intertícios dos tecidos corporais; e absorção dos ácidos graxos e transporte subseqüente da gordura para o sistema circulatório.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
O sistema cardiovascular ou circulatório é uma vasta rede de tubos de vários tipos e calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo. Dentro desses tubos circula o sangue, impulsionado