Disturbios hemodinâmicos e doenças cardiovasculares
Classificação: Edema; hiperemia e congestão; hemorragia; trombose; embolia; infarto e choque.
Edema: aumento de liquido nos espaços teciduais intesticais. Tipo: inflamatório(exsudato) e não-inflamatorio(transudato). Orgãos +comuns: subcultânio, pulmão e cérebro. Anasarca.
Categorias fisiopatológicas de Edema:
1-Aumento da pressão Hidrostática: comprometimento do retorno venoso; insuficiência cardíaca congestiva; pericardite constritiva.
2-Pressão oncótica plasmática reduzida(Hipoproteinemia): glomerulopatias perdedoras de proteínas; ascite(cirrose hepática).
3-Obstrução linfática: inflamatória; neoplásica; pós-cirurgica
4-Retenção de Sódio: Ingestão excessiva de sal com insuficiência renal; hipoperfusão renal:
5-Inflamação: inflamação aguda e crônica; angiogenese.
Hiperemia e Congestão: aumento local do volume de sangue em determinado tecido. Ativo-hiperemia: relacionado com inflamação; Passivo-congestão: relacionados com problemas circulatórios.
Hemorragia: Causas: (Rexe-solução de continuidade); Diapedese-é a passagem das céls através da parede do vaso..
Trombose: ativação excessiva dos processos hemostáticos normais com formação de coágulos sanguíneos(trombos). Fibrina-principal proteína que forma o coagulo sanguíneo.
Tríade de Virchow: 1-Injúria endotelial: É o fator+importante na indução da trombose, pois, a integridade estrutural e funcional do endotélio são essenciais para a manutenção da fluidez do sangue. Causas: aterosclerose, stress hemodinâmico, fumo, infarto do miocárdio. 2-Turbulencia do Fluxo Sanguineo: As principais são a estase (lentificação ou estagnação do fluxo sanguíneo) e a turbulência (perda do fluxo laminar normal). 3-Estados de hipercoagubilidade: São modificações na composição do sangue. Causas: a desidratação, anemia falciforme e gravidez.
Destino do Trombo: -propagar-se pelo seu crescimento
- dar origem a um êmbolo
- ser removido por ação fibrinolítica
-